Pode até parecer um animal de outro planeta, mas, na verdade, é o Dragão Marinho. O Dragão Marinho Foliáceo (Phycodurus eques) é um animal marinho pertencente à família Syngnathidae que inclui dragões marinhos, peixes de cachimbo e cavalos-marinhos. É o único membro do gênero Phycodurus.
O nome vem de sua aparência, que possui protuberâncias em forma de folha em todo o corpo e sua semelhança com o dragão mítico. Eles são usados apenas para se camuflar, tornando-se o rei da camuflagem.
Um animal com aspecto foliáceo
A principal característica desse incrível peixe é a sua capacidade de se camuflar devido a forma física do seu corpo. Dessa maneira o Dragão Marinho aparena ser apenas uma alga flutuando pela água.
O Dragão Marinho foliáceo é maior que o Cavalo-Marinho, chegando a medir cerca de 20 a 24 cm, e as fêmeas são um pouco menores que os machos. Sua pele dá a aparência de uma alga marinha e é capaz de imitá-la ao nadar, parecendo uma alga marinha flutuante. Com o propósito de ser ainda mais invisível a predadores, o Dragão Marinho também pode modificar sua cor para camuflar-se com o ambiente. Em contrapartida, essa habilidade depende da alimentação, idade, localização e nível de estresse que o animal apresenta.
Características do dragão do mar
Além de possuir uma incrível capacidade de camuflagem natural, o Dragão Marinho apresenta ainda mais características. Ele é impulsionado por uma barbatana peitoral localizada na crista do pescoço e outra barbatana dorsal nas costas, localizada próxima ao final da cauda. As barbatanas são muito pequenas e quase totalmente transparentes e difíceis de ver devido ao movimento que fazem para simular uma alga flutuante.
Apesar de sua aparência semelhante ao Cavalo-marinho, ele tem certas diferenças no modo de nadar e é incapaz de pegar as coisas com a cauda, pois quase não possui. Ao contrário de outros peixes em que as aberturas branquiais são em forma de meia lua, no Dragão Marinho elas são circulares.
Habitat e alimentação
Praticamente similar ao Cavalo-Marinho, o Dragão Marinho foliáceo habita as águas do sul da Austrália, do promontório de Wilson em Victoria até a baía de Jurien. No passado, acreditava-se que sua distribuição era mais limitada, mas foi descoberto que os Dragões Marinhos têm um grande senso de orientação.
Eles estão localizados em águas de até 50 m de profundidade, com rochas cobertas de algas e ao redor de bancos de areia.
Como se reproduz estes animais?
Naturalmente os Dragões Marinhos são animais solitários, até que chega a época de acasalamento e se transformam em animais muito agressivos para poder conseguir uma fêmea. O cortejo consiste em nadar em sincronia, leva algum tempo, mas quando estão prontos, chega o momento tão esperado para acasalar.
Como os Cavalos-Marinhos, é o macho que cuida dos ovos. Por essa razão a fêmea deposita até 250 ovos rosas brilhantes, que são armazenados com o ovipositor na bolsa do macho. Após cerca de 9 semanas, os ovos eclodem dependendo da temperatura da água.