A Netflix lançou a série de documentários “Fórmula 1: Drive to Survive”, que analisa a temporada de 2018 da competição de automobilismo em dez episódios emocionantes. Este documentário surgiu entre um acordo com a plataforma e a Liberty Media que queria apresentar novo material aos usuários.
O documentário teve a colaboração de quase todas as equipes de F1, exceto por duas grandes ausências, Mercedes e Ferrari, que não quiseram participar. Os episódios mostram em profundidade as situações do paddock quando as câmeras eram desligadas durante a temporada.
A fórmula 1 desde outra perspectiva
“Fórmula 1: Drive to Survive” mostra os preparativos dos pilotos, seus dias além da Fórmula 1, como as famílias a experimentam. Além do mais nos mostra certos dramas vivenciados internamente. Alguns deles como: problemas de desempenho na McLaren, reuniões tensas de engenharia, ou a catástrofe financeira da Force India e sua salvação in extremis.
Da mesma maneira, ainda é possível vivenciar as corridas no limite, como a de Romain Grosjean. Intrigas externas e internas entre Cyril Abiteboul e Christian Horner, ou os comentários que ocorrem entre engenheiros e membros de equipes diferentes com os acidentes de seus pilotos ou rivais.
Equipes e pilotos colaboradores
Drive to Survive fala diretamente com o seu público de uma maneira muito clara e entende perfeitamente sobre o mundo da F1. Na primeira temporada participaram quase todas as grandes equipes com exceção da Mercedes e da Ferrari. Em contrapartida, com a excelente recepção que teve da série pela crítica, na segunda temporada essas duas grandes equipes fizeram parte também da série.
Do mesmo modo foram muitos os pilotos colaboradores nas duas temporadas trazendo os bastidores desse incrível esporte. O maior campeonato de corrida de carros de alta velocidade, a fórmula 1. Até o momento presente são 33 pilotos que obtiveram o grande prêmio, sendo Michael Schumacher o que ostenta mais prêmios.
Polêmicas e momentos emocionantes da Fórmula 1
Certamente uma das coisas que todo os pilotos de Fórmula 1 levam consigo a partir do momento que entram em um carro é a possibilidade de sofrer um acidente. E isso não é para nada, um sentimento descabido. Foram muitas as fatídicas e históricas perdas que esse esporte radical já proporcionou. Qual brasileiro não sabe quem foi Ayrton Senna?
Desse modo, a série Drive to Survive retrata muito bem a vida por trás das cameras. Principalmente por mostrar sobre o caso do circuito Spa no terrível acidente de Anthoine Hubert e como isso afetou aos seus companheiros de campeonato. Além do mais também é possível ver como a Mercedez afrontou a perda do ícone Niki Lauda.
Temporadas e episódios
Com uma série repartida em duas temporadas Drive to Survive veio para poder dar uma grande publicidade ao tão famosos esporte de corrida. A primeira temporada que se divide em 10 episódios fala sobre a temporada do Grande prêmio de 2018. Ela conta todos os bastidores da corrida, dos pilotos destacados e inclusive do protagonismo de Sainz que aparece praticamente em quase todos os episódios da primeira temporada.
Em suma, é louvável ver que a Netflix se esforce em dublar em diferentes idiomas essa série documentário. Como um grande presente aos fãs da Fórmula 1 essa série veio para poder alimentar ainda mais o imaginário do espectador. Mas também veio para mostrar que na vida de um atleta não existe descanso e sim muita dedicação.